Lissauer defende agilidade na conclusão do Anel Viário de Goiânia durante encontro com ministro da Infraestrutura, em Brasília

Representando o Poder Legislativo, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) acompanhou a comitiva goiana composta pelo governador Ronaldo Caiado, prefeito Rogério Cruz e representantes do setor empresarial em audiência que discutiu o prosseguimento do projeto

Comprometido com o desenvolvimento dos municípios e atuando em defesa de ações voltadas para o avanço do estado, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), cumpriu agenda nesta quarta-feira, 10, em Brasília. Ao lado do governador Ronaldo Caiado, do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, da bancada federal goiana e representantes de entidades empresariais, o chefe do Poder Legislativo participou do encontro, articulado pelo senador Vanderlan Cardoso, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para discutir a conclusão do Anel Viário de Goiânia. A duplicação da BR-452, que liga Rio Verde a Itumbiara, também foi tratada durante a audiência.

Ao acompanhar detalhes do projeto, o presidente da Alego destacou a importância da finalização da obra. Segundo ele, um anseio antigo da população e que vai contribuir significativamente para a maior fluidez do trânsito. “Sabemos que essa é uma demanda antiga dos goianienses e que precisa ser destravada, principalmente para dar mais segurança para quem transita pelo perímetro urbano da BR-153. Vejo que a união de esforços permitirá alavancar esse projeto e fazer com que ele vire realidade nos próximos anos”, ressaltou.

Pautado pela conduta republicana, Lissauer elogiou ainda Vanderlan Cardoso pela articulação do encontro e se colocou à disposição para auxiliar em todas as questões pertinentes à conclusão da obra. “Meus cumprimentos ao senador Vanderlan Cardoso, que foi um dos motivadores para resolver esse problema de Goiânia e de toda Região Metropolitana. Quero dizer que o Poder Legislativo de Goiás, na Assembleia Legislativa, está junto com a bancada federal e disposta a colaborar com esse projeto”, salientou.

Classificando a audiência como positiva, Vanderlan Cardoso afirmou que o encontro foi uma verdadeira “aula de como fazer obras estruturantes” e reforçou o empenho e o compromisso dos representantes públicos com a pauta do Anel Viário. “Muito bom ver a bancada, o governo, as prefeituras e os empresários unidos em torno desta obra. Tivemos uma aula de como fazer obras estruturantes em Goiás e no país. Agradeço o ministro que nos mostrou que o problema tem solução quando é levado a sério. E ele tem feito esse trabalho destravando obras pelo país” disse.

Por sua vez, o ministro Tarcísio Freitas pontuou a necessidade da união de forças em torno da conclusão do Anel Viário. Para ele, a bancada também pode atuar junto à concessionária Concebra, empresa vencedora da licitação de um trecho da BR-153, mas que não tem cumprido as cláusulas previstas no edital. “A concessionária já não tem mais condição de oferecer o serviço. Entendo que o projeto está encaminhado, a gente está estudando a modelagem da relicitação da BR-153 e também na nova licitação da BR-060 (364/452) que vamos concluir agora em julho”, afirmou.

Reforçando a relevância da obra, o governador Ronaldo Caiado apresentou ainda outras demandas relacionadas ao projeto, como a inclusão de um arco na BR-060, de aproximadamente 65 quilômetros, para desviar o trânsito da BR-153 até voltar a ela novamente, sem que os veículos tenham de passar pelos perímetros urbanos de Aparecida de Goiânia e da capital. “O fluxo muito pesado naquela região, e localidades circunvizinhas, provoca sobrecarga enorme, até no transporte coletivo. As pessoas pegam engarrafamentos de horas. Isso cria dificuldade para o crescimento organizado da capital”, explicou.

Participaram da audiência o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio; a secretária de Fomento Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura, Natália Marcassa; o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o general Santos Filho; o diretor de Infraestrutura Rodoviária do Dnit, Lucas Vissotto. Ainda o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel; presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio), Marcelo Baiocchi; presidente do Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi-GO), Ioav Blanche; o vice-presidente executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Afonso Ferreira; os deputados federais Flávia Morais, Adriano do Baldy, Elias Vaz, Francisco Jr, João Campos, José Mário Schreiner, Waldir Soares, José Nelto e Lucas Virgílio.

Anel Viário de Goiânia

Inicialmente o projeto previa um desvio de aproximadamente 30 Km, que partiria do Jardim Marilia, em Aparecida de Goiânia, passando atrás do autódromo de Goiânia até o posto da Polícia Rodoviária Federal, na saída para Anápolis. O acordo entre Ministério dos Transportes, Concessionária Triunfo|Concebra, ANTT, Governo de Goiás e prefeituras, inclusive, já havia sido fechado e o custo estimado era de R$ 350 milhões para obras e desapropriações, no entanto, as obras nunca tiveram início.

Com essa morosidade, o projeto ficou defasado e não resolveria mais o problema do trânsito em Aparecida de Goiânia. Diante disso, foi feito então um novo projeto em que o desvio começa na cidade de Hidrolândia, passa por Aparecida de Goiânia, Goiânia e Senador Canedo. Sendo assim, o desvio passaria a ter 44 Km de rodovia duplicada e iluminada. As mudanças refletiram em aumento nos custos e acabou por fazer com que a obra continuasse apenas no papel, até hoje.