Lissauer Vieira

Lissauer Vieira tem 43 anos, é produtor rural, tecnólogo em Agronegócio pela Universidade Paulista (Unip) e empresário do ramo da Comunicação. Deputado estadual pelo segundo mandato, Lissauer é presidente reeleito da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), sendo o gestor responsável pela entrega da primeira sede própria do Parlamento, o Palácio Maguito Vilela, finalizado e inaugurado em abril deste ano.

Casado e pai de dois filhos, Lissauer nasceu em Coronel Bicaco (RS), mas cresceu em Rio Verde, onde também iniciou sua trajetória política. Em 2013 assumiu a Secretaria Municipal de Comunicação da cidade, permanecendo no cargo até 2014, quando foi eleito, com 29.676 votos, para o seu primeiro mandato como deputado estadual. Em 2018 foi reeleito para o seu segundo mandato com 37.550 votos. E em fevereiro de 2019 foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, sendo reeleito em 30 de outubro de 2019 para o próximo biênio, que se encerra em 31 de janeiro de 2023.

De fevereiro de 2019 a novembro de 2021, Lissauer ocupou também a chefia do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas de todo o País, cargo da mesa diretora da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.

Desde que assumiu o mandato de deputado, Lissauer vem se destacando como um dos melhores parlamentares do Estado. Como presidente da Alego, o parlamentar teve atuação decisiva na aprovação das emendas impositivas, que garantiu aos 41 deputados estaduais cerca de R$ 6,4 milhões, apenas em 2021, para serem repassados aos municípios que representa, independente de sigla partidária.

Também foi através de sua condução junto aos parlamentares que o estado de Goiás conseguiu seu equilíbrio fiscal, sendo o único estado da federação a conseguir se enquadrar no Regime de Recuperação Fiscal (RRF), o que garantiu a suspensão de dívidas e promoveu a saúde do tesouro estadual.

Outro projeto de grande impacto conduzido por Lissauer Vieira é o Alego Ativa, que através de parcerias com entidades de todo o estado, visita municípios goianos levando assistência médica, jurídica, cursos profissionalizantes e servidos à população carente. Mesmo com as paralisações do evento devido à pandemia de Covid-19, a Alego já realizou 16 edições do evento, acumulando um saldo de aproximadamente 120 mil atendimentos aos cidadãos do interior de Goiás.

Também foi na gestão de Lissauer que foi viabilizado o pagamento do auxílio alimentação aos servidores do Legislativo, uma conquista almejada há muitos anos e obtida através do empenho da gestão em buscar a independência financeira do Poder a partir dos repasses constitucionais.

Durante a pandemia, a gestão da Alego acumulou outro grande marco que foi a implantação das sessões remotas e, posteriormente, híbridas, sendo a primeira Assembleia do País a contar com sistema de deliberação remoto, garantindo a apreciação de inúmeros projetos que combateram os efetivos negativos da COVID-19 em todo o estado.

Na Alego, desde o seu primeiro mandato, Lissauer já foi titular da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), a mais importante da Casa Legislativa; presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo; da Frente Parlamentar do Agronegócio e integrante da Frente Parlamentar de Combate à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente, além de ocupar ainda a suplência das comissões de Tributação, Finanças e Orçamento e Meio Ambiente e Recursos Hídricos.