“O Governo de Goiás vem dando aula de como investir com qualidade na educação”, diz Lissauer durante lançamento dos programas AlfaMais e Reformar+

Aprovados pela Alego, os projetos visam reduzir os índices de alfabetização incompleta, assim como a destinação de recursos para obras de infraestrutura das unidades escolares municipais do estado

Defendendo a causa da educação e reconhecendo a sua importância para o desenvolvimento econômico-social dos municípios, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), participou na manhã desta segunda-feira, 14, do lançamento do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada, o AlfaMais Goiás, e o projeto Reformar +, na sede da Seduc, em Goiânia. Ao lado do governador Ronaldo Caiado, da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, de deputados estaduais e demais autoridades, o chefe do Poder Legislativo destacou a importância das iniciativas que, segundo ele, contribuirá significativamente para a melhoria do sistema educacional goiano.

“O governo de Goiás vem dando verdadeira aula de como investir com qualidade na educação. Praticamente 99,9% dos municípios já aderiram ao programa AlfaMais. Isso, sim, é visão de gestão pública, primeiramente de parcerias, mas para beneficiar a educação em Goiás. Prefeitos e prefeitas deram um passo importante para atingir os índices e as metas importantes na alfabetização. Além disso, também estamos repassando recursos para a reforma das escolas, melhorando, assim, a infraestrutura das unidades e contribuindo com os anseios de toda a comunidade escolar do nosso estado”, ressaltou Lissauer Vieira.

Salientando a relevância dos programas, o governador Ronaldo Caiado enfatizou, em seu discurso, que as ações visam, acima de tudo, democratizar a educação em todo o estado. “Nós vamos fazer um dos maiores projetos de educação do País. O objetivo destes programas é todos nós assumirmos uma boa qualidade de Educação, darmos apoio também às localidades com maior carência para que todos tenhamos um padrão, sem que haja exclusão pela convivência de jovens de localidades mais carentes em detrimento daqueles que estão em municípios que são mais ricos”, explicou Caiado.

Já a titular da Seduc, Fátima Gavioli, ressaltou que o lançamento das ações representam um grande marco para a educação goiana. “A história de Goiás, a história das crianças do Estado vai se dividir entre o dia 14 de dezembro de 2021 em diante. Vamos ter águas até hoje e novas águas a partir desta data. O governador Ronaldo Caiado abraçou esta ideia, que não era fácil. O regime de colaboração entre Estado e municípios, na prática, era questão de conversa fiada. Hoje, vemos ele tão fluente e necessário”, enfatizou.

Programas AlfaMais Goiás e Reformar+

Com previsão para começar a ser executado a partir do início do ano letivo de 2022, o programa AlfaMais Goiás tem como objetivo reduzir os índices de alfabetização incompleta e o letramento insuficiente entre os alunos das redes públicas de ensino. As ações do projeto serão desenvolvidas em regime de cooperação entre Estado e municípios, de forma a assegurar a alfabetização das crianças na idade certa, ou seja, até o 2º ano do Ensino Fundamental e a expectativa é de impactar um universo de 200 mil estudantes e 8 mil profissionais da educação nos 246 municípios goianos.

Já o Reformar Mais visa a destinação de recursos para a melhoria de infraestrutura das unidades escolares municipais. Conforme o projeto, serão beneficiadas mais de 100 prefeituras em todo o Estado com o montante de R$ 150 mil. A ação é regulamentada pela Lei do Fundo Estadual de Educação Infantil (lei nº19.895) e representa um avanço no regime de colaboração entre Estado e Municípios. Entre as cidades contempladas com a iniciativa estão Piranhas, Amorinópolis, Montividiu e Aragoiânia. Todas elas foram beneficiadas através da indicação do deputado Lissauer Vieira.

Também prestigiaram a cerimônia de lançamento os deputados estaduais Francisco Oliveira, Wagner Neto, Álvaro Guimarães, Humberto Aidar, Júlio Pina, Virmondes Cruvinel, Charles Bento, Amilton Filho e Coronel Adailton; deputada federal Flávia Morais; o chefe de gabinete da Governadoria Alex Gondim; os secretários de Estado Cristiane Schmidt (Economia) e Tony Carlo (Comunicação); e a pró-reitora de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Jaqueline Araújo Civardi.

Marcaram presença, ainda, o vice-presidente nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Marcelo Ferreira da Costa; diretor-presidente do Instituto Natura, Davi Saad; os presidentes Miguel Ribeiro (Undime Goiás), Carlão da Fox (Associação Goiana de Municípios – AGM e prefeito de Goianira); a diretora executiva da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc), Conceição Ávila; o secretário municipal de Educação de Goiânia, Wellington Bessa; prefeitos, vereadores e demais autoridades.