Lissauer lança versão virtual do Alego Ativa, com oferta de 2 mil vagas de cursos profissionalizantes

De acordo com o presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira, serão ofertadas, de forma gratuita, 27 cursos profissionalizantes em diversas áreas profissionais

Pautado pelo compromisso de aproximar cada vez mais o Poder Legislativo da sociedade, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), lançou na manhã desta quarta-feira, 26, o Programa Alego Ativa Cursos Online, que traz inovação nos atendimentos ofertados à população goiana. Os cursos de capacitação e de qualificação, antes ministrados presencialmente, agora serão oferecidos gratuitamente através de plataformas virtuais. De acordo com o chefe do Legislativo goiano, a iniciativa é fruto do empenho dos diretores da Casa e visa fortalecer o currículo do cidadão que busca oportunidade de emprego, especialmente neste momento.

“Nós temos bons parceiros que pensam em levar serviços de todas as áreas para a comunidade. Depois de muito trabalho, conseguimos o principal objetivo que é aproximar o Poder Legislativo da comunidade goiana. Levar a Alego para perto das cidades do interior e assim fizemos. Desde o início, o programa foi um sucesso total e não medimos esforços para fazermos duas edições por mês. Infelizmente, fomos surpreendidos com a pandemia e tivemos que suspender o programa previsto para esse ano. Mas isso não nos enfraqueceu ou nos desmotivou. Em 2021, voltaremos com força total e vamos dar sequência ao Alego Ativa presencial’’, afirmou Lissauer Vieira.

O presidente ressaltou ainda que o momento atual pede uma total reinvenção, sobretudo, para a superação da crise. ‘‘O Poder Legislativo aqui de Goiás foi o segundo Poder a implantar sessões virtuais remotas para deliberação de projetos. No dia 25 de março nós realizamos a primeira sessão remota da história da Alego. Durante todo esse período, temos votado matérias importantes para a vida do cidadão goiano para ajudar a amenizar um pouco essa crise sanitária que estamos vivendo. Os cursos online, que serão ofertados, atendem as mais diversas áreas e esse é o nosso papel, ajudar e buscar parcerias para poder somar com o crescimento da nossa população e tenho certeza que o Alego Ativa Cursos Online irá contribuir muito para o desenvolvimento de todos os goianos que participarem dos cursos’’, afirmou.

Já o ex-deputado e ex-diretor de Assuntos Institucionais, Simeyzon Silveira, que esteve à frente do Alego Ativa, salientou que o programa colocou a Casa das Leis em evidência em todo o estado. ‘‘Quando a pandemia começou nós ficamos limitados em não poder realizar o evento presencialmente e fomos desafiados pelo presidente da Casa a achar um formato virtual. O que era possível fazer dentro desse formato era a parte de qualificação. Todos os cursos são reconhecidos e direcionados ao servidor público e para as pessoas no geral’’, frisou.

Por sua vez, o presidente do Senac, José Leopoldo Veiga Jardim Filho, evidenciou a necessidade do programa para o desenvolvimento profissional da população e afirmou que a parceria firmada com o Poder Legislativo está consolidada. ‘‘Essa é a forma que a gente tem nesse momento para contribuir com o desenvolvimento intelectual das pessoas. A parceria do Senac com a Alego já está consolidada. Nós formamos mais de uma centena de colaboradores da Casa no ano passado. Nós percebemos que a busca pelo aprendizado tem sido constante, hoje quem não busca conhecimento, dificilmente vai conseguir alçar um voo maior em sua vida e carreira profissional’’, pontuou.

Cursos

Ao todo, serão ofertadas mais de 2 mil vagas mensalmente para 27 cursos diferentes e as inscrições já se iniciam a partir desta quinta-feira, 27. Os certificados de conclusão serão disponibilizados digitalmente aos alunos. São parceiros do programa várias entidades, entre elas, o Senac, Senai, TCM e a Escola do Legislativo da Alego.

O link para inscrição e para obter mais informações sobre os cursos é o portal.al.go.leg.br/intercamaras ou pelo telefone (62) 3221-3416.

Além do presidente da Casa, também participaram do evento o presidente do Senac, José Leopoldo Veiga Jardim Filho, o ex-deputado e ex-diretor de Assuntos Institucionais, Simeyzon Silveira, o gerente de Educação do Senai, Weysller Matuzinhos de Moura e o assessor legislativo da Fieg, Lenner Rocha.

Confira a relação de cursos apresentados no site da Alego.