Lissauer homenageia mulheres e reforça importância da valorização feminina

 

O presidente da Alego entregou a Comenda Berenice Artiaga a mulheres de destaque em Goiás pelos relevantes serviços prestados à sociedade

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSB), entregou, durante sessão especial realizada na tarde desta terça-feira, 10, a Comenda Berenice Artiaga a mulheres de destaque em Goiás pelos relevantes serviços prestados à sociedade. Entre as homenageadas, estão a procuradora-geral do Estado, Juliana Diniz, a professora universitária, Jurema Rattes e a empresária em Rio Verde, Sandra Leão, todas elas indicadas pelo chefe do Poder Legislativo. Kamila Vieira, esposa do parlamentar, também foi uma das agraciadas.

 

Segundo Lissauer, a honraria é uma forma de reconhecer a contribuição e os relevantes trabalhos desenvolvidos por mulheres de grande atuação no Estado. Ele também ressaltou a necessidade da valorização da mulher e da conquista do espaço feminino nas diversas estruturas sociais. “São pessoas que vem prestando notáveis serviços em Goiás e que merecem, sem dúvidas, essa homenagem. É um momento oportuno também para reconhecermos a importância de valorizarmos cada vez mais o espaço feminino em nossa sociedade. As mulheres precisam ter voz e vez em todas as esferas sociais, seja na política, economia, cultura e outros setores”, disse.

Já as deputadas da Casa, Delegada Adriana Accorsi (PT) e Lêda Borges (PSDB), autoras da proposta, destacaram em seus discursos o alto índice de violência contra a mulher no Brasil e em Goiás. “O estado de Goiás, é segundo mais violento para meninas e mulheres. Dados da Secretaria de Segurança Pública apontam que ocorreram, em 2019, 781 estupros, 15.599 ameaças, 10.497 lesões corporais; 9.441 crimes contra honra e 40 feminicídios”, pontuou Adriana.

As parlamentares defenderam ainda a ocupação de espaços de poder por parte das mulheres e criticaram as injustiças que ainda existem no mercado de trabalho. Adriana Accorsi destacou dados da Agência Brasil divulgados na última semana que mostram que a diferença salarial entre homens e mulheres é de 47,24%, com eles ganhando, em média, R$ 3.946 e as mulheres, R$ 2.680.

Também prestigiaram a solenidade o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Walter Carlos Lemes e sua esposa Maria da Conceição Machado Lemes; vereadora de Goiânia, Priscila Tejota; Major da Aeronáutica, Trícia Barreto de Moraes do Carmo, além de parlamentares, familiares das homenageadas e servidores do Legislativo goiano.