Lissauer discute possibilidade de incluir Espanhol na grade de ensino goiana

Projeto de lei que trata do assunto, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel, deve ser apreciado hoje em plenário

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira, tem discutido a possibilidade de a língua estrangeira Espanhol retornar como disciplina obrigatória na rede de ensino goiana. A pauta foi debatida na manhã desta quarta-feira, 28, em uma videoconferência com o deputado estadual Virmondes Cruvinel, autor do projeto de lei que trata do assunto, e representantes do movimento “Fica Espanhol”. A matéria deve iniciar a tramitação na Casa na sessão híbrida de hoje.

Lissauer assinalou que o projeto deve ser aprovado ainda esta semana. “Já vou pedir nossa equipe da assessoria parlamentar para colocar em pauta (no plenário) ainda hoje, e talvez a gente consiga aprovar em segunda votação amanhã”, afirmou.

O presidente ainda destacou para o grupo a importância da disciplina no aprendizado dos alunos, parabenizando ainda o deputado Virmondes pela autoria da matéria. “O espanhol está presente nos cinco continentes, é uma língua muito falada e procurada por muitos estudantes no Enem, por exemplo, então agregar essa matéria a nossa rede de ensino vai enriquecer muito o aprendizado dos nossos alunos. E o nosso amigo deputado fez muito bem em apresentar esse projeto”, destacou.

Fica Espanhol

Desde agosto de 2018, os professores de Espanhol das redes pública e particular do estado de Goiás estão mobilizados para garantir a oferta obrigatória do idioma na matriz curricular das escolas de ensino médio. Em 2017, a Lei 13.415 revogou a Lei do Espanhol e, entre outras finalidades, alterou a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Nesse sentido, o movimento Fica Espanhol tem se propagado Brasil afora e Goiás a ele se junta ratificando a importância do estudo linguístico e sociocultural do idioma de forma sistemática.

Com informações Do site da UFG