Lissauer destaca resultado da união de forças em prol de Rio Verde durante anúncio de instalação da primeira empresa na plataforma da ferrovia Norte-Sul

A entrada da Andali S/A, que atua no segmento de fertilizantes, deve gerar mais de mil empregos diretos e indiretos alavancando, assim, a economia do município e de toda a região

Ressaltando a necessidade da união de forças para a conquista de benefícios em prol da população, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), participou na manhã desta terça-feira, 04, do anúncio oficial da instalação da Andali S/A em Rio Verde. A empresa, que atua como prestadora de serviços no segmento de fertilizantes desenvolverá sua operação em parceria com a Rumo S/A, na Plataforma Multimodal da Ferrovia Norte-Sul, que está sendo implantada no município. Ao lado do prefeito Paulo do Vale (DEM), do deputado estadual Chico KGL e demais autoridades, o chefe do Poder Legislativo destacou a importância do investimento para a região, que é por ele representada na Casa de Leis.

“A chegada da Plataforma Multimodal e da Rumo em Rio Verde vai dar um salto no desenvolvimento da nossa cidade e, agora, mais essa boa notícia que é a instalação da Andali, a primeira empresa anunciada em nossa plataforma. Além de gerar mais de mil empregos diretos e indiretos, ela vai atuar em uma área que é a nossa aptidão econômica: o agronegócio. Sei que muitas empresas ainda se instalarão aqui e isso é graças ao prefeito Paulo do Vale e a sua equipe que não estão brincando de fazer gestão. Eles têm desenvolvido uma administração de resultados e com responsabilidade, o que tem atraído cada vez mais investidores para Rio Verde”, pontuou Lissuaer.

Em seu discurso, o presidente da Alego salientou ainda os resultados positivos alcançados através da união de forças em benefício da população rioverdense. “Não posso deixar de ressaltar a importância da união de forças entre o prefeito Paulo do vale, vereadores da base aliada, vice-prefeito Dannillo e o deputado estadual Chico KGl. É a união política em prol de Rio Verde, sem picuinhas ou vaidades, tendo como foco principal o desenvolvimento do município e a melhoria na qualidade de vida das pessoas, implantando o maior programa social que existe: a geração de emprego e renda”, afirmou.

Respaldando a fala do chefe do Parlamento goiano, o prefeito Paulo do Vale também reforçou a necessidade da harmonia e da unidade entre os representantes públicos. “O que tem nos unido é essa vontade de trabalhar por Rio Verde, sem vaidades e pensando sempre em nossa população. No mês de janeiro nós batemos o martelo junto à Rumo para a instalação dessa grande empresa e hoje estamos aqui anunciando oficialmente essa grande conquista para a nossa cidade. Nós estamos aqui fazendo o que tem que ser feito, com muita seriedade e compromisso público”, frisou.

Por sua vez, o diretor-presidente da Andali S/A, Rafael Vaccari, apresentou durante participação remota, as futuras perspectivas com a instalação da empresa na região e os fatores pelos quais levaram Rio Verde a ser escolhida para a implantação do complexo no município. Segundo ele, a cidade será o ponto principal de movimentação de produtos voltados para o agronegócio e de grãos da malha central da Rumo.

“Nossa expectativa é de que possamos movimentar em torno de 1,5 milhão de toneladas de fertilizantes, reduzindo custos da cadeia do produto, permitindo que o produtor rural invista mais e gerando, dessa forma, mais eficiência na produção. Rio Verde vai ser o principal ponto de movimentação de fertilizantes e de grãos da malha central da Rumo e a cidade foi escolhida para a instalação do complexo do terminal pela posição geográfica estratégica, pela relevância do município como referência no agronegócio e também pela pro-atividade da prefeitura na atração de novos investimentos para a cidade”, elencou.

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito de Rio Verde, Dannillo Pereira; presidente da Câmara Municipal, vereador Lucivaldo Medeiros; secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio Verde, Denimárcio Borges; presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, Luciano Guimarães, ex-vice-prefeito do município, Denilson Lima, além de vereadores e representantes de veículos de comunicação da região Sudoeste.

Andali S/A

A Andali S/A é uma Joint Venture com a participação da CHS do Brasil, que tem como atividade prestar os serviços de armazenagem das matérias primas, industrialização (mistura de grânulos) e carregamento a granel, além de atuar em soluções relacionadas ao segmento de fertilizantes.

Braço brasileiro da maior cooperativa agrícola dos Estados Unidos, BRFértil Fertilizantes (26,5%) e holdings de dois dos fundadoras (23,5%), a empresa deverá investir R$ 150 milhões na construção e operação de um terminal de fertilizantes para transbordo ferroviário e em uma misturadora de adubos em Rio Verde. Com os aportes, a companhia tem a expectativa de dobrar de tamanho nos próximos anos.

A empresa firmou uma parceria de 30 anos com a Rumo, maior operadora de ferrovias do país, para fazer a movimentação dos fertilizantes do porto de Santos, no litoral paulista, até a cidade no sudoeste goiano. A partir dali, a Andali fará o transbordo e a mistura de parte das cargas das controladoras – CHS e BRFértil – e espera abastecer misturadoras do leste e do nordeste de Mato Grosso, do Triângulo Mineiro e do sul de Tocantins, além de todo o Estado de Goiás.